Postado por lidiacampos em 20/maio/2022 - 1 Comentário
TODOS OS SERVIÇOS DO CEP SÃO 100% GRATUITOS
Ressaltamos que todos os serviços prestados ao público por todos os integrantes deste Comitê de Ética são oferecidos 100% GRATUITAMENTE, não havendo nenhum tipo de cobrança de nenhuma espécie.
Portanto, não há nenhuma cobrança de nenhum valor em dinheiro para a prestação de serviços do CEP e também não há nenhuma cobrança em outras formas, como contraprestação de serviços ou favores, para a realização de atendimentos ao público (como o serviço de apresentação das informações obrigatórias sobre as resoluções para pesquisadores com dúvida sobre como submeter projetos e orientações sobre as funcionalidades da Plataforma Brasil, que é o sistema utilizado para envio de projetos).
Assim, o público é atendido neste CEP sem nenhum tipo de cobrança financeira, nem qualquer outro tipo de cobrança de favores.
Caso você tenha sido cobrado, ou esteja sendo cobrado com favores ou financeiramente, solicitamos que denuncie imediatamente através dos contatos abaixo:
conep.denuncia@saude.gov.br
ouvidoria@id.uff.br
etica.ret@id.uff.br
OS ESCLARECIMENTOS OBTIDOS DURANTE O ATENDIMENTO NESTE CEP NÃO CORRESPONDEM EM NENHUMA HIPÓTESE À ORIENTAÇÃO ACADÊMICA, A QUAL DEVE SER REALIZADA PELO PROFESSOR ORIENTADOR DO PESQUISADOR.
As informações e esclarecimentos de dúvidas apresentados durante o atendimento no CEP, seja presencial ou através da sala virtual de atendimento, não correspondem em nenhuma hipótese à orientação acadêmica, a qual deve ser realizada pelo professor orientador do pesquisador, devendo, o pesquisador, alinhar, junto ao seu orientador, todas as informações necessárias à construção do seu projeto, em especial as informações relativas a metodologia, número amostral, amostragem, problema metodológico, desenho de estudo, tendo em vista que o atendimento prestado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da UFF não dá resposta ao problema metodológico do projeto do pesquisador. Nos demais casos, em que não há um orientador, este papel é de responsabilidade da equipe de pesquisa.
CONTATO E ATENDIMENTO
Em conformidade com as iniciativas institucionais de retorno gradual às atividades presenciais da UFF, conforme informações disponibilizadas pela UFF nos endereços eletrônicos listados ao final desta publicação, o Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da UFF apresenta o seu Quadro de Horários de Funcionamento e Atendimento ao Público, conforme imagem abaixo.
Informe da UFF 1: “UFF celebra o retorno presencial com evento presencial nos campi”. Endereço virtual: https://www.uff.br/?q=noticias/21-03-2022/uff-celebra-retorno-presencial-com-evento-nos-campi
Informe da UFF 2: “UFF regulamenta teletrabalho com lançamento do programa de gestão”. Endereço virtual: https://www.uff.br/?q=noticias/13-05-2022/uff-regulamenta-teletrabalho-com-lancamento-do-programa-de-gestao
Para fazer o download da imagem acima, clique no arquivo abaixo:
Neste contexto, ressalta-se que o CEP realiza diversos processos administrativos internos relacionados à recepção, distribuição e avaliação de dezenas de protocolos de pesquisa, mensalmente, desde projetos originais, notificações e emendas.
Além disso, o CEP se reúne às sextas-feiras para as reuniões ordinárias, conforme o calend´ario do CEP. De todo modo, tanto as reuniões ordinárias do CEP, realizadas às sextas-feiras, quanto as reuniões extraordinárias, são processos de trabalho desenvolvidos, em sua maioria, de forma remota, conforme regulamentação em andamento do teletrabalho institucional através do Programa de Gestão, conforme mencionado no endereço virtual acima.
Portanto, nestes dias e ocasiões, em que são desenvolvidos esses processos internos de trabalho, não são realizados atendimento ao público, conforme o quadro de horários do funcionamento apresentado anteriormente.
Adicionalmente, quanto ao atendimento ao público, ressaltamos que o CEP responde diariamente as dúvidas enviadas pelos pesquisadores através do e-mail do comitê.
Assim, as segundas e sextas-feiras foram destinadas para a realização dos processos internos de trabalho, não havendo atendimento ao público nestes dias.
Anteriormente, diante da situação pandêmica de coronav´írus enfrentada na sociedade, foi estabelecido, em novembro de 2021, um canal de atendimento virtual no CEP, através do qual tem sido possível atender a pesquisadores localizados em qualquer lugar da cidade, do estado, do país e do mundo. Além disso, tem sido possível realizar uma grande variedade de tipos de atendimentos aos pesquisadores, desde a orientação sobre as normas até a submissão de projetos na Plataforma Brasil e o acompanhamento dos seus devidos trâmites.
Neste contexto, já foi possível atender, por exemplo, pesquisadores localizados em outras cidades fora de Niterói, como uma pesquisadora localizada em Nova Iguaçu que tirou todas as suas dúvidas sobre como submeter um projeto, bem como outra pesquisadora que obteve todas as orientações necessárias tanto sobre como submeter projeto, quanto sobre como responder corretamente um cumprimento de pendência, além de ser orientada também sobre como realizar o envio de uma emenda ao projeto. Todas essas orientações foram possibilitadas através da sala de atendimento virtual do CEP, mesmo com a pesquisadora estando em Portugal.
Além desses casos, também houve o atendimento a um pesquisador que estava localizado em Brasília e conseguiu todas as orientações necessárias sobre a obtenção de carta de anuência do seu projeto, bem como outro pesquisador localizado na Europa, que também obteve as explicações para os procedimentos necessários para a inclusão de instituições coparticipantes em seu projeto.
Assim, a sala de atendimento virtual do CEP consolidou-se como um excelente canal de atendimento virtual do CEP durante a pandemia de coronavírus, tanto para o atendimento aos pesquisadores quanto para o fornecimento da maior variedade de orientações necessárias e, portanto, também será mantida como uma das principais ferramentas de comunicação do CEP e de atendimento ao público neste processo de retorno às atividades presenciais da instituição, tendo em vista os excelentes resultados obtidos a partir de sua implementação.
Portanto, a sala de atendimento virtual continua funcionando às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h.
As regras para participação na sala de atendimento virtual estão disponíveis na publicação de inauguração da sala virtual, apresentadas no endereço virtual abaixo:
Para ir diretamente para a sala de atendimento virtual do CEP, acesse o endereço virtual abaixo, através do navegador de internet no seu celular ou computador.
https://meet.google.com/wbk-vdxz-thr
Caso o seu celular esteja habilitado para leitura de QR CODE e também já conste o aplicativo do Google Meet no seu celular, basta realizar a leitura do QR CODE apresentado abaixo com a câmera do seu celular, que então o seu celular será encaminhado diretamente para a sala de atendimento virtual do CEP no Google Meet.
Tendo em vista a evolução no processo de vacinação contra o coronavírus e na determinação ao retorno às atividades presenciais da instituição, também é possível o(a) pesquisador(a) solicitar o agendamento de um atendimento presencial no CEP através do e-mail: etica.ret@id.uff.br, caso não tenha sido possível solucionar a sua dúvida através das demais ferramentas de atendimento do CEP (que são o próprio e-mail e a sala de atendimento virtual mencionada acima).
Anteriormente, durante o período de trabalho remoto em função do isolamento social pela pandemia, os atendimentos presenciais eram possíveis somente às terças e quintas feiras.
Atualmente, com o retorno às atividades presenciais, houve a ampliação da possibilidade de atendimento presencial para as quartas-feiras também.
Portanto, caso o pesquisador necessite de orientações presencialmente, o atendimento presencial ao pesquisador é possível às terças, quartas e quintas-feiras, das 11h às 12h, conforme o quadro de horários apresentado anteriormente neste informe.
O atendimento presencial é realizado preferencialmente por agendamento através do e-mail: etica.ret@id.uff.br
Aproveite e também participe da sala de atendimento virtual do CEP-FM/UFF!