Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF

Serviços

Postado por lidiacamposribeiro em 08/ago/2022 - Sem Comentários

TODOS OS SERVIÇOS DO CEP SÃO 100% GRATUITOS

Ressaltamos que todos os serviços prestados ao público por todos os integrantes deste Comitê de Ética são oferecidos 100% GRATUITAMENTE, não havendo nenhum tipo de cobrança de nenhuma espécie.

Portanto, não há nenhuma cobrança de nenhum valor em dinheiro para a prestação de serviços do CEP e também não há nenhuma cobrança em outras formas, como contraprestação de serviços ou favores, para a realização de atendimentos ao público (como o serviço de apresentação das informações obrigatórias sobre as resoluções para pesquisadores com dúvida sobre como submeter projetos e orientações sobre as funcionalidades da Plataforma Brasil, que é o sistema utilizado para envio de projetos).

Assim, o público é atendido neste CEP sem nenhum tipo de cobrança financeira, nem qualquer outro tipo de cobrança de favores.

Caso você tenha sido cobrado, ou esteja sendo cobrado com favores ou financeiramente, solicitamos que denuncie imediatamente através dos contatos abaixo:

conep.denuncia@saude.gov.br

ouvidoria@id.uff.br

etica.ret@id.uff.br

OS ESCLARECIMENTOS OBTIDOS DURANTE O ATENDIMENTO NESTE CEP NÃO CORRESPONDEM EM NENHUMA HIPÓTESE À ORIENTAÇÃO ACADÊMICA, A QUAL DEVE SER REALIZADA PELO PROFESSOR ORIENTADOR DO PESQUISADOR.

As informações e esclarecimentos de dúvidas apresentados durante o atendimento no CEP, seja presencial ou através da sala virtual de atendimento, não correspondem em nenhuma hipótese à orientação acadêmica, a qual deve ser realizada pelo professor orientador do pesquisador, devendo, o pesquisador, alinhar, junto ao seu orientador, todas as informações necessárias à construção do seu projeto, em especial as informações relativas a metodologia, número amostral, amostragem, problema metodológico, desenho de estudo, tendo em vista que o atendimento prestado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da UFF não dá resposta ao problema metodológico do projeto do pesquisador. Nos demais casos, em que não há um orientador, este papel é de responsabilidade da equipe de pesquisa.

Serviço: Atualização de e-mail de pesquisador cadastrado na Plataforma Brasil

Descrição: Este serviço pode ser solicitado pelo pesquisador através do e-mail do CEP (etica.ret@id.uff.br) ou através da sala de atendimento virtual do CEP (conforme orientações disponíveis aqui). Este serviço aplica-se, por exemplo, quando um pesquisador não tem mais acesso ao e-mail que consta cadastrado no seu perfil na Plataforma Brasil e, portanto, não consegue mais recuperar a sua conta na Plataforma Brasil. Assim, o CEP pode auxiliar o pesquisador, atualizando o seu e-mail cadastrado na Plataforma Brasil, para isso é necessário que o pesquisador informe ao CEP o atual e-mail que o pesquisador deseja utilizar no cadastro da Plataforma Brasil. Após atualizado o e-mail, o pesquisador pode solicitar na Plataforma Brasil a recuperação da sua conta, a fim de conseguir o acesso à Plataforma Brasil.

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Atendimento através do e-mail do CEP

Descrição: Os pesquisadores que desejam obter esclarecimentos e orientações com o CEP, podem enviar um e-mail para o CEP, no endereço: etica.ret@id.uff.br
O pesquisador pode obter esclarecimentos para as mais variadas dúvidas, por exemplo:
Como submeter projeto de pesquisa na Plataforma Brasil?
Como obter carta de anuência da EBSERH?
Como acessar ao parecer consubstanciado?
Como responder a cumprimento de pendência?
Como enviar notificação e emenda na Plataforma Brasil?
Entre muitas outras dúvidas variadas.

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Atendimento através da Sala de Atendimento Virtual do CEP

Descrição: Os pesquisadores que desejam obter esclarecimentos e orientações com o CEP, podem participar da Sala de Atendimento Virtual do CEP (conforme orientações disponíveis aqui). Trata-se de uma ferramenta tecnológica para mediar o atendimento entre o CEP e o pesquisador, que se consolida cada vez mais como um instrumento eficiente para agilizar a transmissão de soluções ao pesquisador localizado em qualquer lugar e com as mais variadas dúvidas, por exemplo:
Como submeter projeto de pesquisa na Plataforma Brasil?
Como obter carta de anuência da EBSERH?
Como acessar ao parecer consubstanciado?
Como responder a cumprimento de pendência?
Como enviar notificação e emenda na Plataforma Brasil?
Entre muitas outras dúvidas variadas.

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Atendimento presencial do CEP

Descrição: Os pesquisadores que tiverem esgotado todos os demais instrumentos de atendimento do CEP (1º E-mail, 2º Sala de Atendimento Virtual) e não conseguirem satisfatoriamente obter as orientações desejadas, os pesquisadores podem, então, devido à alta complexidade da sua dúvida, sinalizar ao CEP o interesse em agendar um atendimento presencial (conforme orientações disponíveis aqui). Neste contexto, tendo em vista que casos complexos demandam o suporte da coordenação e que a coordenação é formada por docentes que desempenham trabalho voluntário no CEP e acumulam também todas as suas atividades de docência, a solicitação de agendamento para atendimento presencial deve ser realizada com alguma antecedência, a fim de que seja possível conciliar a presença de algum integrante da coordenação para auxiliar no esclarecimento das dúvidas do pesquisador.

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Recepção documental dos Projetos na Plataforma Brasil

Descrição: O CEP tem o prazo de até 10 dias para realizar a recepção e validação documental dos projetos submetidos na Plataforma Brasil e encaminhados para este Comitê. Neste contexto, caso haja o projeto não esteja com a documentação completa, então o CEP emite uma pendência documental, devolvendo o projeto para o pesquisador solucionar as pendências documentais e enviar o projeto já corrigido para o CEP.

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Análise ética dos projetos originais recepcionados

Descrição: Quando o projeto submetido na Plataforma Brasil está completa, o projeto é recepcionado e encaminhado para a análise ética do colegiado. A relatoria do projeto é feita por um membro relator do CEP e é realizada em uma das datas de reunião ordinária, conforme o calendário do CEP (conforme calendários disponibilizados aqui). Após a análise ética, o CEP emite o parecer consubstanciado, apresentando a situação do projeto, que pode ser: “pendente”, “aprovado”, “não aprovado” ou “retirado”. O CEP tem o prazo de até 30 dias para emitir o parecer consubstanciado a partir da data de recepção e validação documental do projeto. Acompanhe na Plataforma Brasil o andamento dos trâmites e também para acessar o parecer consubstanciado emitido.

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Análise ética dos cumprimentos de pendência recepcionados

Descrição: Quando um projeto recebe o parecer “pendente”, então o pesquisador tem o prazo de até 30 dias para responder em cumprimento às pendências apontadas no parecer consubstanciado. Aproveite a Sala de Atendimento Virtual do CEP para tirar as suas dúvidas sobre as pendências do seu projeto e agilize a sua resposta em cumprimento às pendências para não perder o prazo de 30 dias!

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Alteração de pesquisador responsável do projeto de pesquisa

Descrição: Quando é necessário que o pesquisador responsável de um projeto de pesquisa seja atualizado para outro indivíduo, então o interessado em solicitar a alteração necessita realizar dois passos: o primeiro passo é realizar a solicitação no próprio sistema da Plataforma Brasil. E essa solicitação de alteração cadastrada na Plataforma Brasil precisa ser validada pelo CEP. Entretanto, não há qualquer tipo de alerta da Plataforma Brasil para o CEP tomar conhecimento de que um pesquisador realizou aquela solicitação. Portanto, o segundo passo do pesquisador ao solicitar a alteração de pesquisador responsável por um projeto na Plataforma Brasil é o pesquisador comunicar ao CEP, através de um e-mail, contendo o número do CAAE do projeto e o título da pesquisa, enviado para o endereço etica.ret@id.uff.br a fim de que o CEP tome conhecimento e possa realizar a validação da solicitação de alteração o quanto antes.

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Serviço: Workshop Ética em Pesquisa e outros eventos

Descrição: Anualmente o CEP realiza o Workshop Ética em Pesquisa e outros eventos educativos. Estes eventos promovidos pelo CEP, estimulam o debate e a reflexão sobre as questões relacionadas à apreciação ética nas áreas biomédicas e humanas. Além disso, favorecem a relação entre o Sistema CEP-CONEP, responsável pela apreciação ética de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, e a sociedade em geral, através da exposição das Resoluções vigentes, trâmites de apreciação do protocolo de pesquisa e direitos e deveres dentro da bioética. Portanto, os eventos do CEP propõem o debate ético, a sensibilização e o estímulo à rede de pesquisadores na busca da responsabilidade e integridade ética, a fim de que essas iniciativas educativas do CEP sejam multiplicadoras desse conhecimento para alunos de diferentes segmentos. Assim, com eventos livres e gratuitos, busca-se ter amplo alcance e contribuir também com a orientação dos participantes da pesquisa, ao estimular o conhecimento dos seus direitos, e como salvaguardá-los. Participe dos eventos do CEP!

Além disso, ressaltamos que todos os serviços prestados pelo CEP ao público são totalmente gratuitos!

Outros serviços: EM BREVE!

Localização e contato

O endereço do CEP-FM/UFF mudou!

Desde 04/09/2023, o novo endereço do CEP-FM/UFF é no novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF. Veja abaixo o endereço completo:

Endereço: Rua Ataíde Parreiras, número 100, 8º andar, novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF, Bairro Fátima, Niterói – RJ, CEP 24070-090.

Obs.: No oitavo andar, ao sair do elevador, saia à esquerda. É a penúltima sala ao final do corredor, à direita.

A partir de 26/09/2023, o CEP agora tem mais um canal de atendimento ao pesquisador pelo Whatsapp, é o WhatsCEP. Anote aí: 21 99769-8644. Ou clique no link abaixo e seja automaticamente redicionado:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5521997698644

O CEP-FM/UFF está de telefone fixo novo! Anote aí!

Telefone: +55 (21) 2629-9310
E-mail : etica.ret@id.uff.br


Para ser atendido pela sala virtual de atendimento acesse o link abaixo e siga as instruções:
Grade de horários de atendimento ao público no CEP-FM/UFF e seu funcionamento

Para saber como chegar no CEP-FM/UFF, acesse as orientações neste link:
Como chegar ao CEP-FM/UFF?

Links

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