Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF

‘Sala de Tira-Dúvidas Virtual’ e agendamento para atendimento presencial

Postado por lidiacamposribeiro em 09/nov/2021 - 2 Comentários

Diante das determinações institucionais da UFF relacionadas aos planos de retorno gradual às atividades presenciais, o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF (CEP-FM/UFF) ressalta, neste momento, as práticas já realizadas no atendimento ao público e divulga, ainda, outras novidades em implementação, que compõem o Plano de Contingência do CEP.

Neste contexto, o CEP ressalta que dispõe diariamente de atendimento através do e-mail, em que as mensagens, enviadas dentro do horário comercial e em dias úteis, costumam ser respondidas no mesmo dia.

Além disso, integrando o plano de contingência do setor sobre o retorno gradual às atividades presenciais, o CEP anuncia a ativação da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual”, que se trata de uma sala virtual que pode ser acessada através de um link permanente divulgado abaixo e que estará ativo durante três dias na semana, ao longo de duas horas em cada dia para que os pesquisadores possam entrar na sala e solucionar as suas dúvidas, como aquelas relacionadas aos seus projetos ou sobre a Plataforma Brasil, por exemplo, desde as mais simples até as mais complexas, se possível.

Portanto, a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” estará ativa às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h até as 16h (em dias úteis), com acesso disponível através do link: https://meet.google.com/wbk-vdxz-thr .

Ativada em 09/11/2021, esta iniciativa da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” promove a ampliação do acesso dos pesquisadores ao atendimento no CEP ao mesmo tempo em que estimula a manutenção dos cuidados de distanciamento social que possam continuar sendo necessários ao longo da fase atual da pandemia de covid-19.

Além disso, a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” configura-se uma ferramenta de amplo alcance, pois reduz as necessidades de deslocamento dos pesquisadores até o CEP para solucionar questões relativamente mais simples, permitindo o alcance de pesquisadores em qualquer localidade e em dias e horários flexíveis.

Além da agenda de dias e horários, a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” pode ser ativada, ocasionalmente, em outros dias e horários que forem considerados emergenciais, caso o CEP receba alguma demanda de algum pesquisador através do e-mail que o CEP avalie como uma situação urgente.

Adicionalmente, a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” conta com recursos importantes para a prestação do serviço do atendimento do CEP aos pesquisadores, como o compartilhamento de tela, o chat para troca de mensagens e diálogo através do áudio e do vídeo.

Cada pesquisador que entrar na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” terá a sua dúvida esclarecida conforme a ordem de pergunta no chat. Portanto, é necessário que o pesquisador se manifeste no chat a respeito de alguma dúvida e aguarde a sua vez de receber as informações solicitadas.

Caso tenham-se esgotado todos os esforços e ferramentas durante o atendimento ao pesquisador na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” e as dúvidas de algum pesquisador ainda não tenham sido totalmente esclarecidas de modo satisfatório, o pesquisador será encaminhado para o agendamento para o atendimento presencial.

Portanto, o agendamento de atendimento presencial ocorre por demanda, nos casos de grande complexidade em que o atendimento através da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” não disponha dos recursos necessários para o esclarecimento das dúvidas de algum pesquisador.

Assim, os casos complexos serão encaminhados para o atendimento presencial a ser agendado conforme a agenda disponível abaixo. Para o agendamento de atendimento presencial, são disponibilizados dois dias úteis na semana, ao longo de 1 (uma) hora em cada dia, conforme a agenda apresentada abaixo. Diante disso, para evitar ocorrências de aglomeração, será agendado atendimento presencial a apenas 1 (um) pesquisador por vez, de modo que possa ser dada toda a atenção necessária na resolução das dúvidas do pesquisador.

Além disso, a definição da disponibilidade de datas e horários para agendamento de atendimento presencial busca reunir maior apoio dos membros da coordenação do CEP na resolução dos casos mais complexos dos pesquisadores, além de respeitar o intervalo de almoço dos funcionários e também minimizar impactos na realização das outras diversas atividades administrativas internas que são desenvolvidas no CEP.

Portanto, os dias e horários disponíveis para agendamento de atendimento presencial por demanda e complexidade são às terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, conforme a agenda apresentada abaixo.

Participe da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” do CEP nos dias e horários disponíveis e aproveite ao máximo para esclarecer suas dúvidas sobre projeto de pesquisa, trâmites dos protocolos de pesquisa no sistema, submissão de projeto na Plataforma Brasil, normas, regulamentações e funcionalidades da Plataforma Brasil, entre outros assuntos.

Caso a sua participação na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” não seja suficiente para esclarecer as suas dúvidas, comunique o interesse no agendamento para atendimento presencial e aguarde novas orientações.

Bem-vindo à “Sala de Tira-Dúvidas Virtual”!

Confira também as regras para participação na Sala de Tira-Dúvidas Virtual do CEP:

Nesta Sala de Tira-Dúvidas Virtual do CEP FM UFF são operadas as seguintes regras:

✅ É desejável o tratamento cortês entre os participantes.
✅ Serão oferecidas orientações sobre normas e regulamentações relacionadas à pesquisa acadêmica e auxílio sobre trâmites operacionais de submissão de projetos da Plataforma Brasil.
✅ Cada pesquisador que entrar na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” terá a sua dúvida esclarecida conforme a ordem de inscrição no chat.
⚠️ É necessário que o pesquisador se manifeste no chat a respeito de alguma dúvida e aguarde a sua vez de receber as informações solicitadas.
⚠️ Anote previamente todas as dúvidas que deseja esclarecer, para facilitar.
⚠️ Apresente uma dúvida por vez para esclarecer satisfatoriamente cada ponto.
⛔ Não podem ser previamente analisados os conteúdos dos projetos.

Localização e contato

O endereço do CEP-FM/UFF mudou!

Desde 04/09/2023, o novo endereço do CEP-FM/UFF é no novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF. Veja abaixo o endereço completo:

Endereço: Rua Desembargador Athayde Parreiras, 100, 8º andar, novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF, Bairro de Fátima, Niterói – RJ, CEP 24070-090.

Obs.: No oitavo andar, ao sair do elevador, saia à esquerda. É a penúltima sala ao final do corredor, à direita.

Telefone: +55 (21) 2629-9189
E-mail : etica.ret@id.uff.br


Para ser atendido pela sala virtual de atendimento acesse o link abaixo e siga as instruções:
Grade de horários de atendimento ao público no CEP-FM/UFF e seu funcionamento

Para saber como chegar no CEP-FM/UFF, acesse as orientações neste link:
Como chegar ao CEP-FM/UFF?

Links

Skip to content