Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF

PROBLEMAS OPERACIONAIS E INSTABILIDADA DA PLATAFORMA BRASIL

Postado por lidiacamposribeiro em 08/mar/2024 - Sem Comentários

Prezados(as) pesquisadores(as),

Temos enfrentado dificuldades operacionais junto à Plataforma Brasil desde o dia 26 de fevereiro. Esses problemas operacionais impedem a emissão de pareceres de relator, de colegiado e consubstanciado na Plataforma Brasil.

Foram realizadas diversas comunicações, via e-mail e telefone, à Plataforma Brasil e à Conep relatando o problema da Plataforma Brasil, sendo sempre informados da instabilidade operacional enfrentada na plataforma e orientados “a continuar tentando fazer o acesso”. No dia 06 de março, fomos informados que a equipe técnica da Plataforma Brasil identificou o problema e trata-se de erro do Sistema. Os administradores realizaram a correção e informaram que o prazo para manifestação sobre a correção executada é de 5 dias corridos, a contar do envio da mensagem. Esperamos que até o dia 12 de março todas as funcionalidades da Plataforma Brasil sejam restabelecidas.

Neste contexto incomum, este colegiado reconhece o impacto deste problema na comunidade científica da UFF, mas conta com a compreensão e paciência dos pesquisadores, pois mesmo que a funcionalidade da Plataforma seja restabelecida até o dia 12 de março, a coordenação precisará de tempo para executar as dezenas de revisões que estão paradas desde o dia 23 de fevereiro quando as instabilidades da Plataforma ficaram mais frequentes, até a total inviabilização de emissão de pareceres percebida a partir do dia 26 de fevereiro.

Enquanto durar o problema atual de instabilidade da Plataforma Brasil, pedimos que aqueles pesquisadores que estiverem com alguma demanda de urgência entrem em contato com o CEP-FM/UFF pelo e-mail etica.ret@id.uff.br.

Como é possível observar no gráfico abaixo, o CEP-FM/UFF está totalmente impossibilitado de emitir pareceres na Plataforma Brasil desde 27/02/2024.

Atenciosamente,

Coordenação CEP-FM/UFF

ATUALIZAÇÃO EM 21/03/2024

Conforme informado no informe anterior, esperávamos que até o dia 12 de março todas as funcionalidades da Plataforma Brasil estivessem restabelecidas.

Entretanto, o reestabelecimento não foi efetivado e o CEP-FM/UFF está totalmente impedido de emitir pareceres na Plataforma Brasil desde o dia 26/02/2024.

Diariamente enviamos e-mail à equipe de suporte da Plataforma Brasil, à Conep e ao DataSUS (que gerencia o sistema), mas até o momento não recebemos um retorno conclusivo com a resolução do problema, pois o problema permanece até a data de 21/03/2024 e recebemos orientações apenas para “continuarmos tentando” e para adotarmos o navegador Mozilla Firefox.

Adotamos as recomendações da Plataforma Brasil e, ainda assim, o problema persiste e o CEP-FM/UFF permanece totalmente impedido de emitir qualquer parecer (seja de relator, de colegiado ou consubstanciado), conforme demonstrado no gráfico abaixo.

Portanto, caso algum pesquisador possua alguma situação emergencial, pedimos que envie e-mail para este CEP, no e-mail:

etica.ret@id.uff.br

Desde já agradecemos a compreensão dos pesquisdores.

Agradecemos a atenção.

Localização e contato

O endereço do CEP-FM/UFF mudou!

Desde 04/09/2023, o novo endereço do CEP-FM/UFF é no novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF. Veja abaixo o endereço completo:

Endereço: Rua Ataíde Parreiras, número 100, 8º andar, novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF, Bairro Fátima, Niterói – RJ, CEP 24070-090.

Obs.: No oitavo andar, ao sair do elevador, saia à esquerda. É a penúltima sala ao final do corredor, à direita.

A partir de 26/09/2023, o CEP agora tem mais um canal de atendimento ao pesquisador pelo Whatsapp, é o WhatsCEP. Anote aí: 21 99769-8644. Ou clique no link abaixo e seja automaticamente redicionado:

O CEP-FM/UFF está de telefone fixo novo! Anote aí!

Telefone: +55 (21) 2629-9310
E-mail : etica.ret@id.uff.br

Para ser atendido pela sala virtual de atendimento acesse o link abaixo e siga as instruções:
Grade de horários de atendimento ao público no CEP-FM/UFF e seu funcionamento

Para saber como chegar no CEP-FM/UFF, acesse as orientações neste link:
Como chegar ao CEP-FM/UFF?