Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF

Vínculos institucionais com o CEP da Faculdade de Medicina

Postado por lidiacamposribeiro em 21/mar/2023 - 2 Comentários

Conheça abaixo, a lista de instituições e subunidades da UFF que possuem vínculo com o CEP da Faculdade de Medicina da UFF.

Conhecer estes vínculos é importante, principalmente no momento em que o pesquisador estiver selecionando a “instituição proponente” e a sua respectiva “subunidade/órgão”, correspondentes ao item de número 14 da folha de rosto gerada automaticamente pela Plataforma Brasil.

Conforme o exemplo apresentado abaixo, o campo da “instituição proponente” e sua respectiva “unidade/órgão” deve ser preenchida o mais correta e especificamente.

Deve ser evitado cadastrar somente a “UFF”, como instituição proponente do seu projeto, de forma ampla e genéria. O correto é o pesquisador ser o mais específico possível. No exemplo abaixo, temos um recorte de uma folha de rosto com o campo 14 preenchido corretamente por um pesquisador vinculado, dentro da UFF, ao “Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiovasculares”, de forma correta e específica.

Neste contexto, como responsável pela a assinatura da folha de rosto é sempre a autoridade máxima da instituição pronente cadastrada no projeto, então, o responsável pela assinatura da folha de rosto do exemplo abaixo é o coordenador do programa de pós.

Além disso, como este é um programa que está vinculado ao CEP da Faculdade de Medicina, então, o protocolo submetido na Plataforma Brasil é distribuído, automaticamente, para a avaliação e tramitação no CEP da Faculdade de Medicina. Esta distribuição é realizada automaticamente pela própria Plataforma Brasil e, por isso, é muito importante que a “instituição proponente” e a “subunidade/órgão” sejam preenchidos da maneira mais correta e específica possível, pelo pesquisador.

Quando o pesquisador seleciona como instituição proponente somente a “UFF” de forma ampla e genérica, sem especificar a subunidade de vínculo, então, o responsável pela assinatura da folha de rosto acaba sendo o Reitor, o que, na maioria dos casos, não está correto, pois muitos pesquisadores estão vinculados a escolas, institutos, departamentos ou programas de pós, que seria o mais correto.

Nos casos de um pesquisador cadastrar como “subunidade” uma escola, instituto ou departamento, então, o responsável pela assinatura da folha de rosto é o respectivo diretor da referida subunidade.

Além disso, caso um pesquisador seja, por exemplo, aluno de algum programa de pós vinculado a outro Comitê de Ética, como o CEP de Humanas ou o CEP de Nova Friburgo, e, ainda assim, o pesquisador cadastre o projeto colocando a “UFF” como a “instituição proponente” de forma ampla e genérica (ou seja, sem especificar o seu vínculo de forma correta), então o projeto, muito provavelmente será distribuído para um Comitê diferente, muito frequentemente sendo direcionado pela Plataforma Brasil para o CEP de Medicina, em função de ser o CEP mais antigo da UFF. Diante desta situação, o pesquisador precisará entrar em contato com os CEPs por e-mail para informar o ocorrido e para solicitar a redistribuição do projeto, agora para o CEP correto.

Caso a sua “instituição proponente” ou sua “subunidade/órgão” não esteja disponível na Plataforma Brasil, é possível solicitar à Plataforma Brasil que realize o cadastro.

Caso haja alguma dúvida, entre em contato através do e-mail (etica.ret@id.uff.br), ou através da Sala Virtual de Atendimento do CEP, conforme as orientações disponíveis no link abaixo:

Conheça abaixo a lista completa de vínculos institucionais com o CEP da Faculdade de Medicina da UFF (clique e baixe o pdf):

Em breve, todos poderão acessar a lista de vínculos com o CEP de Humanas. EM BREVE!

Em breve, todos poderão acessar a lista de vínculos com o CEP de Nova Friburgo. EM BREVE!

Localização e contato

O endereço do CEP-FM/UFF mudou!

Desde 04/09/2023, o novo endereço do CEP-FM/UFF é no novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF. Veja abaixo o endereço completo:

Endereço: Rua Ataíde Parreiras, número 100, 8º andar, novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF, Bairro Fátima, Niterói – RJ, CEP 24070-090.

Obs.: No oitavo andar, ao sair do elevador, saia à esquerda. É a penúltima sala ao final do corredor, à direita.

A partir de 26/09/2023, o CEP agora tem mais um canal de atendimento ao pesquisador pelo Whatsapp, é o WhatsCEP. Anote aí: 21 99769-8644. Ou clique no link abaixo e seja automaticamente redicionado:

O CEP-FM/UFF está de telefone fixo novo! Anote aí!

Telefone: +55 (21) 2629-9310
E-mail : etica.ret@id.uff.br

Para ser atendido pela sala virtual de atendimento acesse o link abaixo e siga as instruções:
Grade de horários de atendimento ao público no CEP-FM/UFF e seu funcionamento

Para saber como chegar no CEP-FM/UFF, acesse as orientações neste link:
Como chegar ao CEP-FM/UFF?