Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF

Assista ao III Workshop Ética em Pesquisa do CEP FM UFF “Refletir para Ensinar”

Postado por lidiacamposribeiro em 24/nov/2021 - Sem Comentários

Realizado em 19/11/2021, das 9h às 17h, o III Workshop do CEP FM UFF “Refletir para Ensinar” contou com intérpretes que realizaram a tradução simultânea para LIBRAS, teve o patrocínio da FAPERJ e ainda contou com a participação de vários palestrantes especializados e diretamente envolvidos com a temática.

Além da participação de diversos espectadores que interagiram com perguntas e comentários, o evento já conta com mais de 500 (quinhentas) visualizações no Youtube em menos de uma semana.

Aproveite que o III Workshop Ética em Pesquisa do CEP FM UFF está publicado na íntegra no Youtube e atualize seus conhecimentos, assistindo também através do link: https://www.youtube.com/watch?v=EYXA9Ksw-nY

A mesa de abertura, mediada pela Presidente da Comissão Organizadora Prof.ª Suelen Adriani Marques, contou com a participação da Coordenadora Geral do CEP FM UFF Prof.ª Patricia De Fatima Lopes, do Reitor da UFF Prof. Antônio Cláudio Nóbrega e da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Prof.ª Andrea Brito Latge.

Na sessão da manhã, ocorreram as seguintes palestras, mediadas pela Prof.ª Suelen:

“Sistema CEP/CONEP: Tipificação de Pesquisa em seres humanos” ministrada pela Prof. Dr.ª Maria Mercedes de Almeida Bendati (Representante da CONEP)

“Fases da Pesquisa Clínica e a implicação da apreciação ética” ministrada pelo Prof. Dr. Beni Olej (Representante da Unidade de Pesquisa Clínica-HUAP/UFF)

“Documentos do Protocolo de Pesquisa e os Trâmites na Plataforma Brasil” com a Prof.ª Dr.ª Ana Luiza Dorneles da Silveira (Coordenadora Adjunta do CEP-FM/UFF)

Na sessão da tarde, ocorreram as seguintes palestras, mediadas pelo Prof. Dr. Marco Antônio Gallito (membro da Comissão Organizadora do Evento e membro relator do CEP-FM/UFF):

“Pesquisa em Ambiente Virtual e as Implicações Éticas” ministrada pelo `Prof. Dr. Alanderson Alves Ramalho (Representante da Universidade Federal do Acre)

“Ética em Pesquisa Qualitativa em Saúde Humana” ministrada pela Prof.ª Mabel Viana Krieger (membro relatora do CEP-FM/UFF como Representante de Participante de Pesquisa da instituição PPGBIOS)

“Sistema CEP-CONEP: Utilização de material biológico humano em pesquisa” ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Stefanoff.

Aproveite e atualize seus conhecimentos, assistindo ao III Workshop Ética em Pesquisa do CEP FM UFF, no link: https://www.youtube.com/watch?v=EYXA9Ksw-nY

Localização e contato

O endereço do CEP-FM/UFF mudou!

Desde 04/09/2023, o novo endereço do CEP-FM/UFF é no novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF. Veja abaixo o endereço completo:

Endereço: Rua Ataíde Parreiras, número 100, 8º andar, novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF, Bairro Fátima, Niterói – RJ, CEP 24070-090.

Obs.: No oitavo andar, ao sair do elevador, saia à esquerda. É a penúltima sala ao final do corredor, à direita.

A partir de 26/09/2023, o CEP agora tem mais um canal de atendimento ao pesquisador pelo Whatsapp, é o WhatsCEP. Anote aí: 21 99769-8644. Ou clique no link abaixo e seja automaticamente redicionado:

O CEP-FM/UFF está de telefone fixo novo! Anote aí!

Telefone: +55 (21) 2629-9310
E-mail : etica.ret@id.uff.br

Para ser atendido pela sala virtual de atendimento acesse o link abaixo e siga as instruções:
Grade de horários de atendimento ao público no CEP-FM/UFF e seu funcionamento

Para saber como chegar no CEP-FM/UFF, acesse as orientações neste link:
Como chegar ao CEP-FM/UFF?