Postado por lidiacamposribeiro em 09/nov/2021 - Sem Comentários
Anunciamos a ativação da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual”, que se trata de uma sala virtual que pode ser acessada através de um link permanente divulgado abaixo e que estará ativo durante três dias na semana, ao longo de duas horas em cada dia para que os pesquisadores possam entrar na sala e solucionar as suas dúvidas, como aquelas relacionadas aos seus projetos ou sobre a Plataforma Brasil, por exemplo, desde as mais simples até as mais complexas, se possível.
O funcionamento do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da UFF se dá em horário comercial, de segunda à sexta, das 9h às 18h.
E a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” estará ativa às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h até as 16h (em dias úteis), com acesso disponível através do link: https://meet.google.com/wbk-vdxz-thr .
Ativada em 09/11/2021, esta iniciativa da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual”, trata-se de uma sala virtual de atendimento ao pesquisador no CEP-FM/UFF, que pode ser acessada por meio de um link permanente divulgado abaixo e que estará ativo durante três dias na semana (terças, quartas e quintas), ao longo de duas horas em cada dia para que os pesquisadores possam entrar na sala e solucionar as suas dúvidas, como aquelas relacionadas aos seus projetos ou sobre a Plataforma Brasil, por exemplo, desde as mais simples até as mais complexas, se possível.
Esta sala virtual promove a ampliação do acesso dos pesquisadores ao atendimento no CEP-FM/UFF.
Além disso, a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” configura-se uma ferramenta de amplo alcance, pois reduz as necessidades de deslocamento dos pesquisadores até o CEP para solucionar questões relativamente mais simples, permitindo o alcance de pesquisadores em qualquer localidade e em dias e horários flexíveis.
Além da agenda de dias e horários, a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” pode ser ativada, ocasionalmente, em outros dias e horários que forem considerados emergenciais, caso o CEP receba alguma demanda de algum pesquisador através do e-mail que o CEP avalie como uma situação urgente.
Adicionalmente, a “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” conta com recursos importantes para a prestação do serviço do atendimento do CEP aos pesquisadores, como o compartilhamento de tela, o chat para troca de mensagens e diálogo através do áudio e do vídeo.
Cada pesquisador que entrar na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” terá a sua dúvida esclarecida conforme a ordem de pergunta no chat. Portanto, é necessário que o pesquisador se manifeste no chat a respeito de alguma dúvida e aguarde a sua vez de receber as informações solicitadas.
Caso tenham-se esgotado todos os esforços e ferramentas durante o atendimento ao pesquisador na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” e as dúvidas de algum pesquisador ainda não tenham sido totalmente esclarecidas de modo satisfatório, o pesquisador será encaminhado para o agendamento para o atendimento presencial.
Portanto, o agendamento de atendimento presencial ocorre por demanda, nos casos de grande complexidade em que o atendimento através da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” não disponha dos recursos necessários para o esclarecimento das dúvidas de algum pesquisador.
De todo modo, caso não haja agendamento prévio, mas o horário esteja livre, todos são prontamente atendidos e recebidos nas dependências físicas do CEP.
Além disso, a definição da disponibilidade de datas e horários para agendamento de atendimento presencial busca reunir maior apoio dos membros da coordenação do CEP na resolução dos casos mais complexos dos pesquisadores, além de respeitar o intervalo de almoço dos funcionários e também minimizar impactos na realização das outras diversas atividades administrativas internas que são desenvolvidas no CEP.
Tendo em vista que o colegiado do CEP-FM/UFF se reúne às sextas-feiras para realizar suas reuniões ordinárias, este dia está mais destinado à realização de processos internos de trabalho, evitando-se, assim, a realização de agendamentos de atendimentos de pesquisador nas sextas-feiras, conforme a tabela abaixo com a agenda de atendimento no CEP-FM/UFF.
O mesmo se aplica às segundas-feiras, que são dias de conclusão de recepção e validação dos projetos na Plataforma Brasil para a preparação da pauta da próxima reunião ordinária. Portanto, evitando-se, assim, a realização de agendamentos de atendimentos de pesquisador nas segundas-feiras, conforme a tabela abaixo, com a agenda de atendimento no CEP-FM/UFF.
De todo modo, ressaltamos novamente que, caso não haja agendamento prévio, mas o horário esteja livre, todos são prontamente atendidos e recebidos nas dependências físicas do CEP.
Confira, abaixo, a tabela com a agenda de atendimento no CEP-FM/UFF. Clique na tabela para ampliar.
Participe da “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” do CEP nos dias e horários disponíveis e aproveite ao máximo para esclarecer suas dúvidas sobre projeto de pesquisa, trâmites dos protocolos de pesquisa no sistema, submissão de projeto na Plataforma Brasil, normas, regulamentações e funcionalidades da Plataforma Brasil, entre outros assuntos.
Caso a sua participação na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” não seja suficiente para esclarecer as suas dúvidas, comunique o interesse no agendamento para atendimento presencial e aguarde novas orientações.
Bem-vindo à “Sala de Tira-Dúvidas Virtual”!
Confira também as regras para participação na Sala de Tira-Dúvidas Virtual do CEP:
Nesta Sala de Tira-Dúvidas Virtual do CEP FM UFF são operadas as seguintes regras:
✅ É desejável o tratamento cortês entre os participantes.
✅ Serão oferecidas orientações sobre normas e regulamentações relacionadas à pesquisa acadêmica e auxílio sobre trâmites operacionais de submissão de projetos da Plataforma Brasil.
✅ Cada pesquisador que entrar na “Sala de Tira-Dúvidas Virtual” terá a sua dúvida esclarecida conforme a ordem de inscrição no chat ou pela ordem de chegada na sala virtual.
⚠️ É necessário que o pesquisador se manifeste no chat a respeito de alguma dúvida e aguarde a sua vez de receber as informações solicitadas.
⚠️ Anote previamente todas as dúvidas que deseja esclarecer, para facilitar.
⚠️ Apresente uma dúvida por vez para esclarecer satisfatoriamente cada ponto.
⛔ Não podem ser previamente analisados os conteúdos dos projetos. Ou seja: não realizamos “análise prévia” de projetos, pois a única comunicação entre o colegiado do CEP e o pesquisador é a Plataforma Brasil.
CONHEÇA ABAIXO OUTROS CANAIS DE ATENDIMENTO DO CEP-FM/UFF
O funcionamento do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da UFF se dá em horário comercial, de segunda à sexta, das 9h às 18h.
O atendimento ao pesquisador é realizado por cinco vias:
(i) e-mail, etica.ret@id.uff.br;
(ii) telefone fixo, número 21 2629-9310 (Voip);
(iii) presencial, endereço: Rua Ataíde Parreiras, nº 100, Bairro Fátima, Niterói, RJ, CEP 24070-090.
(iv) virtual (Google Meeting) às terças, quartas e quintas, das 14h às 16h, por meio do link abaixo: https://meet.google.com/wbk-vdxz-thr ; e
(v) Whatsapp, número: 21 99769-8644 (disponível desde 26/09/2023)
Ou clique no link abaixo (ou na imagem abaixo) e seja automaticamente redicionado:
O endereço do CEP-FM/UFF mudou!
Desde 04/09/2023, o novo endereço do CEP-FM/UFF é no novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF. Veja abaixo o endereço completo:
Endereço: Rua Ataíde Parreiras, número 100, 8º andar, novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF, Bairro Fátima, Niterói – RJ, CEP 24070-090.
Obs.: No oitavo andar, ao sair do elevador, saia à esquerda. É a penúltima sala ao final do corredor, à direita.
A partir de 26/09/2023, o CEP agora tem mais um canal de atendimento ao pesquisador pelo Whatsapp, é o WhatsCEP. Anote aí: 21 99769-8644. Ou clique no link abaixo e seja automaticamente redicionado:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5521997698644
O CEP-FM/UFF está de telefone fixo novo! Anote aí!
Telefone: +55 (21) 2629-9310
E-mail : etica.ret@id.uff.br
Para ser atendido pela sala virtual de atendimento acesse o link abaixo e siga as instruções:
Grade de horários de atendimento ao público no CEP-FM/UFF e seu funcionamento
Para saber como chegar no CEP-FM/UFF, acesse as orientações neste link:
Como chegar ao CEP-FM/UFF?